top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Deus se revela em Jesus para o ser humano

Deus se revela em Jesus para o ser humano

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.

Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.  João 1:1-14

 

Podemos chegar ao entendimento que:

 

"E o Verbo se fez carne": aqui, "o Verbo" se refere a Jesus, o Cristo. O termo "Verbo" (ou "Logos", em grego) é usado por João para descrever a manifestação de Deus na forma humana. Portanto, "o Verbo se fez carne" significa que Jesus, o Cristo, que é o Verbo, assumiu uma forma física humana ao encarnar.

 

"E habitou entre nós": isso indica que Jesus veio para viver entre os seres humanos. Ele não apenas veio para visitar ou passar um tempo, mas para estabelecer uma presença contínua e significativa entre as pessoas.

 

"E vimos a sua glória": os que estavam com Jesus puderam testemunhar sua glória, que incluía seus milagres, ensinamentos, e, mais significativamente, sua natureza divina.

 

"Como a glória do unigênito do Pai": esta parte enfatiza que a glória de Jesus é comparável à glória do Filho único do Pai, ou seja, ele é o Filho de Deus, único em sua natureza divina.

 

"Cheio de graça e de verdade": isso descreve as características de Jesus. Ele é cheio de graça, demonstrando amor, misericórdia e favor divino para com os seres humanos, e cheio de verdade, ensinando e vivendo a verdade de Deus.

 

Mais adiante, encontramos no Evangelho de João:

 

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.  Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”. João 14:8-10

 

Podemos chegar ao entendimento que:

 

"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.": Filipe está pedindo a Jesus que lhes mostre o Pai, querendo uma experiência direta de Deus.

 

"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?": Jesus responde a Filipe dizendo que ele já esteve com eles por um tempo considerável, e ainda assim eles não o conhecem verdadeiramente.

 

"Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?": Jesus está ensinando que Ele e o Pai são um. Ver Jesus é ver o Pai, pois Ele é a encarnação do Pai na Terra.

 

"Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?": Jesus está chamando Filipe para a fé, para que ele acredite que Jesus está no Pai e o Pai está nele, ou seja, eles são inseparáveis.

 

"As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.": Jesus está explicando que suas palavras e suas obras são do Pai que está nele. Ele não age ou fala por conta própria, mas em comunhão com o Pai.

 

Irmão pode-se destacar a íntima relação entre Jesus e o Pai, enfatizando a unidade divina entre os dois. Jesus, o Cristo, está ensinando a seus discípulos sobre sua natureza divina e a importância da fé em reconhecê-lo como o Filho de Deus. “O Emanuel, Deus conosco”. “Deus estava em carne conosco”.


Auro de Jesus Rodrigues


INDICAÇÃO DE LEITURA:


Resumo bíblico
Conhecimento da bíblia


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page