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Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

O que é conhecimento religioso?

Atualizado: 26 de mar.

O que é conhecimento religioso?

O conhecimento religioso ou teológico (do grego: theos, que significa Deus e logos, discurso/tratado), consiste no estudo de Deus, investiga tudo que se diz respeito a Deus e a fé.


É um conhecimento que apresenta um conjunto de verdades aceitas pelos homens a partir da revelação divina e o que se revela é à vontade do deus, na qual o crente confia e cujo desígnio ele deve cumprir.


O conhecimento teológico ou religioso apresenta respostas a questões não respondidas pelas outras modalidades de conhecimentos, como o filosófico e o científico. Apóia-se em doutrinas, cujas proposições são sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural. São consideradas verdades infalíveis, evidências nunca postas em dúvida pelos que têm fé.


Dentro do contexto da cultura ocidental, para competir com a filosofia e suplantá-la, a religião precisou oferecer-se sob a forma de provas racionais, conceitos, teses e teorias. Tornou-se teologia, ciência sobre Deus. Portanto, transformou os textos da história sagrada em doutrina (CHAUÍ, 1995, p. 312).


O conhecimento teológico, parte do pressuposto de que os textos sagrados, que não precisam necessariamente ser cristãos, constituem em um conjunto de verdades a que os homens chegaram mediante revelação divina. A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé decorrente da revelação de um criador.


Geralmente, esses textos sagrados não só explicam a ordem do mundo natural, mas também humano como obra do criador, apresentando origem, significado, finalidade e destino.


Pela lei divina, é instituída a ordem do mundo natural e humano. E essa lei, geralmente, foi revelada ao homem pelo ser divino, através de intermediários: profetas, videntes etc.

Os princípios subjetivos operativos que direcionam o filósofo ou o cientista são os sentidos da inteligência ou a razão natural; diferente acontece com o teólogo ou com o fiel que operam com a razão iluminada, elevada pelo dom sobrenatural e pela fé, conforme ensina a própria teologia. Onde o cientista ou filósofo vê um texto semelhante a inúmeros outros textos, o fiel, o crente, vê a palavra divina; e ao aceitar os textos sagrados como expressão da mente ou da ciência divina, o fiel abraça a doutrina da fé (RUIZ, 1996, p. 103-104).


Assim, o conhecimento teológico busca respostas na entidade divina para questões que, nem sempre, o conhecimento filosófico, vulgar ou científico, conseguem responder.


Se o conhecimento científico fundamenta-se na evidência dos fatos observados e experimentalmente controlados, e o do conhecimento filosófico de seus enunciados, na evidência da lógica, fazendo com que em ambos os modos de conhecimentos devem a evidência resultar da pesquisa dos fatos ou da análise dos conteúdos dos enunciados, no caso do conhecimento teológico o fiel, o crente não se detém nelas à procura de evidência, pois a toma da causa primeira, isto é, da revelação divina (LAKATOS; MARCONI, 1991, p. 79).


Atualmente, várias verdades do conhecimento teológico têm sido questionadas pela ciência e pela sociedade o que tem levado o conhecimento teológico a rever os seus ensinamentos e adaptar-se ao mundo contemporâneo.


São características do conhecimento teológico:


a) inspiracional: os princípios subjetivos que direcionam o fiel e o crente ocorrem a partir da razão iluminada, elevada pelo dom sobrenatural e pela fé, fundamentada na palavra divina dos textos sagrados;


b) sistemático: os textos sagrados consistem em um conjunto de verdades reveladas, que não só explicam a ordem do mundo natural, mas também humano como obra do criador, apresentando origem, significado, finalidade e destino;


c) não verificável: é formado por um conjunto de verdades a que os homens chegaram mediante revelação divina. A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé decorrente da revelação de um criador. Não está preocupado em colocar, à prova, as verdades reveladas;


d) acrítico: não há a preocupação da crítica de questionar o que foi revelado, de comprovar experimentalmente e de forma controlada a veracidade da verdade revelada; a verdade se dá pela fé e ao aceitar os textos sagrados como expressão da revelação divina, o fiel abraça a doutrina da fé;


e) infalível: as revelações divinas não podem ser demonstradas experimentalmente. São verdades da fé e, como tais, mistérios. São verdades inquestionáveis, verdades infalíveis e nunca postas em dúvida, pelos que têm fé. Portanto, é pela revelação e fé que se dá à explicação.


Abaixo, indicações de leituras:


Bíblia
Bíblia

Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.


RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.




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